Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Notícias 2011
Notícias 2010
 

Eunápolis (BA)

Por Eduardo Frota

Bola pra frente

O Brasil ainda estava de ressaca pela derrota para a Holanda, na Copa da África, quando a turnê Fé Na Festa chegou a Eunápolis, no dia 3 de julho. O jogo, no dia anterior, havia deixado muita gente cabisbaixa. O povo precisava mesmo era de um arrasta-pé para isolar a tristeza de vez. A cidade foi a última a receber o show de Gilberto Gil - mas nem por isso foi a menos contemplada. Inclusive, o próprio músico considerou a apresentação uma das melhores da temporada.

Salve, Pedrão!

Em Eunápolis, São João dá lugar a São Pedro. Não é à toa que o festejo junino oficial da cidade, que aconteceu no começo de julho, presta uma homenagem ao santo que cuida das portas do céu: é o famoso Pedrão.

Pela internet

Os internautas puderam conferir, ao vivo, imagens geradas diretamente do palco em que Gil se apresentou. Inclusive, horas antes do show, já era possível acompanhar a passagem de som, momento no qual os músicos afinam e dão os últimos retoques nos instrumentos. O fotógrafo e cinegrafista Chriatian Rôças foi o responsável pela transmissão.



Procura-se cultura

Eunápolis é uma cidade que carece de equipamentos culturais. Não há museus, teatros ou salas de exibição. Inclusive, segundo uma reportagem publicada pelo jornal O Globo, em 17 de abril deste ano, somente três parlamentares utilizaram emendas para beneficiar a população com a implantação de salas pelo Programa Cinema na Cidade, do Ministério da Cultura.




Texto: Eduardo Frota / contato@circuitosaojoao.com.br
Com colaboração de Christian Rôças

06.07.2010

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias