Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Notícias 2011
Notícias 2010
 

Salgueiro (PE)

Por Eduardo Frota

"Salgueiro tá te chamando, vem Simbora Forrozar"

Em Salgueiro, a festa acontece no Estação do Forró, como é batizada a comemoração local do São João. A cidade estava toda decorada para celebrar a data em grande estilo. Quem abriu o show nesse dia foi Targino Gondim, que entregou uma plateia bastante animada para a apresentação de Gilberto Gil. Quem fechou a noite com chave de ouro foi Trio Cariri, com um autêntico forró pé-de-serra.

No couro

O destaque em Salgueiro é o Memorial do Couro. Antes do show, Gilberto Gil e Targino Gondim visitaram o local, acompanhados do prefeito da cidade, Marcones Sá. O pequeno museu é muito bem cuidado e apresenta a exposição "Eucourados", que conta a história do couro e seus derivados. Gil ainda ganhou do prefeito um livro chamado Encouraçados, que retrata a saga dos vaqueiros em textos e fotos.

Dia de feira

Outro programa imperdível em Salgueiro é conhecer a grande feira livre no centro da cidade. É lá acontece a tradicional "feira do rolo", na qual é possível trocar qualquer tipo de objeto. Quem tiver sorte, pode testemunhar a Dança de São Gonçalo, ocasião em que os devotos do santo pagam suas promessas. Também tem gente dançando o "trancelim", criado pelos negros em Conceição das Crioulas. Durante o São João, de quebra, ainda dá para assistir ao Pastoril ou ver o Bumba Meu Boi.




Texto: Eduardo Frota / contato@circuitosaojoao.com.br
Com colaboração de Christian Rôças

30.06.2010

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias