Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Notícias 2011
Notícias 2010
 

Senhor do Bonfim (BA)

Por Eduardo Frota

A turnê Fé Na Festa chegou a Senhor do Bonfim na véspera do dia de São João. A cidade já fervia com os festejos juninos, dando uma prévia do clima para o show mais à noite.

Se essa rua fosse minha...

Pela manhã, debaixo de um dia lindo, uma solenidade marcou a inauguração da Rua Gilberto Gil.



Espadas de São João

A guerra de Espadas de São João é uma das tradições juninas que ganha as ruas de Senhor do Bonfim. Apesar do perigo, uma vez que os artefatos são altamente explosivos, a batalha fictícia proporciona um pequeno espetáculo pirotécnico. Os mais aventureiros da equipe da turnê Fé Na Festa foram conferir de perto o evento. O fotógrafo e cinegrafista Pedro Vilhena capturou um pouco do clima de apreensão e estonteamento que as espadas provocam nos espectadores. Confira o relato:

"Desde que chegamos em Bonfim, notamos a preparação da cidade para a Guerra de Espadas. Nas ruas em que a tradição aconteceria, todas as janelas eram tapadas com papelão pelos moradores. Por volta das 18hs, já não havia mais ninguém nas ruas - é uma guerra lúdica, mas as pessoas realmente têm medo de se queimar, devido à imprevisibilidade dos buscapés. Saí cuidadoso em busca de alguma imagem, e tive a sorte de presenciar o encontro de dois grandes grupos de espadeiros. O espetáculo visual é bonito e entrei no campo para fotografar e filmar até onde pude, até ser lembrado de que, apesar da tradição, ali era cada um por si..."



O show

A noite estava linda e o público, animado. O show aconteceu no Parque da Cidade, lotado. O local estava todo decorado e cheio de barraquinhas que ofereciam quitutes e bebidas. A banda Fé Na Festa contou com participação do grande sanfoneiro Cicinho de Assis, parceiro antigo que já havia cruzado com a turnê nos shows de Salvador, ainda que a convivência tenha se dado apenas nos camarins. Em Bonfim, todos puderam dividir o mesmo palco, celebrando juntos a virada do São João.

É dia de feira

A Feira Livre de Senhor do Bonfim é a segunda maior do Nordeste, com cerca de 1,2 quilômetros de extensão. Fica atrás apenas da feira de Caruaru. O lugar é tão badalado, que gente como Lampião e Luiz Gonzaga eram frequentadores assíduos. Lá também acontece a tradicional feira do rolo, na qual pode-se trocar qualquer tipo de objeto.




Texto: Eduardo Frota / contato@circuitosaojoao.com.br
Com colaboração de Pedro Vilhena

30.06.2010

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias