Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Notícias 2011
Notícias 2010
 

Caruaru (PE)

Por Eduardo Frota

Forró enamorado

Caruaru, o município mais populoso do interior de Pernambuco, recebeu a turnê de Gilberto Gil de braços abertos. A noite estava propícia a um forró a dois, já que a apresentação aconteceu no dia 12 de junho, data em que também se comemora o Dia dos Namorados. A Praça de Eventos Luiz Gonzaga ficou completamente lotada!

Espaço Cultural Tancredo Neves

O nome é de político mineiro, mas o prédio é praticamente um centro cultural com referências ao Nordeste. Esse é o lugar para quem quer conhecer um pouco mais sobre as tradições juninas. O Espaço Cultural Tancredo Neves fica localizado na praça Coronel José Vasconcellos, 100, no centro de Caruaru. Lá se encontram três museus bastante interessantes.

Museu Luiz Gonzaga

Fica instalado no Bloco B, no térreo, e reúne em três salas uma vasta coleção de fotografias, documentos, troféus, roupas, discos e instrumentos musicais que pertenceram a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. As duas salas seguintes são dedicadas aos festejos juninos da "Capital do Forró", com abordagem dos eventos, folguedos, artistas regionais, gastronomia e a devoção aos santos padroeiros da época.



Museu de Barro de Caruaru

O museu tem no acervo peças de barro que remetem à cultura local. A coleção conta com 700 peças do Alto do Moura, que é considerado o maior centro de arte figurativa das Américas.



Museu Elba Ramalho

Instalado em área anexa ao Museu do Forró, esse museu reúne fotografias, troféus, figurino e adereços de shows, discos de ouro, LPs e outros objetos que contam a trajetória artística da cantora Elba Ramalho. Todo o material foi organizado pelo Fã Clube Ave de Prata.

As Drilhas

Em Caruaru, o desfile de drilhas é um dos pontos altos do festejo. São quadrilhas temáticas que desfilam com muito bom humor e irreverência. Por exemplo: na Sapatrilha, as mulheres desfilam vestidas como homens. Já na Gaytrilha, os homens desfilam vestidos como mulheres. Tem diversão para a família toda. A Brinkdrilha tem um desfile dedicado inteiramente às crianças. Há também a Turisdrilha, a Machadrilha e a Babydrilha, dentre outras. Os desfiles costumam partir da Avenida Agamenon Magalhães, à tarde.




Texto: Eduardo Frota / contato@refazenda.com
18.06.2010

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias