Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Notícias 2011
Notícias 2010
 

Campo Grande (MS)

Por Eduardo Frota

Primeira parada: Campo Grande (MS)

Uma cidade de que tem como padroeiro o Santo Antônio não podia ficar de fora do Circuito São João. A turnê começou por Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A apresentação, dia 6 de junho, num Domingo, aconteceu no Parque das Nações Indígenas, uma vasta área verde ao ar livre. Apesar do frio rigoroso que fazia na cidade, a recepção do público foi bastante calorosa. Muita gente aproveitou o forró de Gilberto Gil para dançar e se aquecer.






Banho de São João, em Corumbá
Bem perto dali, mais precisamente em Corumbá, acontece o Banho de São João. Trata-se de uma festa sacro-profana, comemorada desde 1882, que tem origens nas tradições portuguesas. Na virada do dia 23 para o dia 24 de junho, uma imagem do santo é levada em procissão até o Porto Geral, sítio histórico da cidade. Segundo acreditam os fieis, ao ser banhado nas águas do Rio Paraguai, São João renova as forças e abençoa tudo o que se relaciona com a água e o homem.

Chamamé
Nem só para o forró se usa o acordeon. O chamamé, um estilo de música de origem argentina, mas muito apreciado na região, usa o instrumento como protagonista. Em suas canções se integram as raízes culturais do povo indígena guarani, dos exploradores espanhóis e até dos imigrantes italianos. Um dos maiores expoentes desse gênero aqui no Brasil é Dino Rocha, que já tocou com Chitãozinho e Xororó e Almir Sater, entre outros.

Tá com sede?
O tereré é uma boa opção para reidratar o corpo depois de dançar um bom forró. A bebida, típica da região, é feita com infusão de erva mate e água gelada, servida numa guampa geralmente de chifre de boi e com uma bomba. De fácil preparo, é tomada nos encontros entre amigos – inclusive nas festas juninas. Existem regras bem definidas numa roda de tereré, que devem ser respeitadas.


Texto: Eduardo Frota / contato@refazenda.com
18.06.2010

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias