Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Cai Cai Balão ~ Ritmo "Jazz"

Gonzaguinha e Gonzagão conta a vida de dois gigantes da música brasileira

Discografia de Luiz Gonzaga ganha reedição completa em seu centenário

MÚSICA - Releitura da sanfona centenária do Rei do Baião

Notícias 2011
Notícias 2010
 

Cai Cai Balão ~ Ritmo "Jazz"

A Banda Mantiqueira, grupo que reúne alguns dos melhores instrumentistas brasileiros fez uma versão Jazz da antiga cantiga junina "Cai Cai Balão".

Cai Cai Balão, cantiga muito conhecida e presente nas Festas Juninas, é apresentada no ritmo jazz com a "Banda Mantiqueira", formada em 1992, por iniciativa do clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador -- Nailor Azevedo, o Proveta -- e integrada por outros músicos que sempre estiveram muito próximos a ele e que também ansiavam por uma linguagem que expressasse a brasilidade na forma de interpretar nossa música. Para formá-la, Proveta buscou por músicos que também ansiavam por uma linguagem que expressasse a brasilidade na forma de interpretar nossa música. Do universo dos compositores de música popular brasileira, selecionou peças de alguns dos mais notáveis -- Pixinguinha, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ernesto Nazareth, João Bosco, Guinga, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Joyce, entre outros . Juntou a esse repertório composições suas e de Edson Alves e, brilhantemente, arranjou-as para a formação de big-band. Com ênfase no naipe de sopros e na percussão, com forte sotaque brasileiro, a Mantiqueira conquistou seu lugar na cena da música instrumental dançante.

O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de New Orleans (Nova Orleães ou Nova Orleans) e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes. O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana que ganhou ampla difusão no mundo,. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento. Enquanto o jazz pode ser de difícil definição, improvisação é claramente um dos elementos essenciais. No jazz, entretanto, o músico irá interpretar a música de forma peculiar, nunca executando a mesma composição exatamente da mesma forma mais de uma vez. Dependendo do humor e da experiência pessoal do intérprete, interações com músicos companheiros, ou mesmo membros do público, um intérprete/músico de jazz pode alterar melodias, harmonias ou fórmulas de compasso da maneira que achar melhor. Em algumas composições modernas de jazz, onde os acordes fundamentais da composição são complexos ou de mudança rápida, o compositor ou o intérprete podem criar uma série de "blowing changes", que é uma série de acordes simplificada, melhor aplicada em comping e no improviso solo.


A versão de "Cai Cai Balão" pode ser ouvida aqui: http://www.youtube.com/watch?v=qLrdsahXHD8&feature=related

18.07.2012

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias