Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Estilo Único da Festa Junina Brasileira

Cidades na web e o folclore na rede: a transposição do folclore na Internet

Festas de São João nas igrejas do Santo Daime

Danças Juninas: Fandango, Bumba-meu-boi, Lundu e Cateretê

Festividades a São João: singularidades pelo Brasil e no Amapá e o "Maior Cuscuz do Mundo"

As Comemorações Juninas no Brasil: As relações sociais e o compadrio

O dia de São João na Sardenha

Origem das Festas Juninas: As lendas de Tamuz e Adônis

Festa Junina Portuguesa: As Tradições Trazidas De Portugal

Luiz Gonzaga e o Cordel do Fogo Encantado

Conheça o vocabulário de Parintins, terra de Caprichoso e Garantido

Economia criativa e festas juninas

Significados do Festejar no País que 'Não é Sério'

De onde é que vem o baião?

MÍDIA, IDENTIDADE CULTURAL NORDESTINA: festa junina como expressão

Festa Junina

A arte dele ninguém apaga, diz Dominguinhos sobre Luiz Gonzaga

As Maiores Festas Juninas do Brasil

Notícias 2011
Notícias 2010
 

Festa Junina Portuguesa: As Tradições Trazidas De Portugal

Este artigo tem o objetivo de abordar as tradições das festas juninas trazidas de Portugal. A festa junina ou também conhecida como festa dos santos populares são comemorações que acontecem em vários países ao redor do mundo e poucos sabem que a festa junina era relacionada com a festa do pagão que celebrada no dia 24 de junho, mas que quando cristianizada resultava na tão conhecida festa de São João.

Portugal teve grande influência nas festas juninas brasileiras afinal foi à elite portuguesa que trouxe a mesma para o Brasil e obviamente com seus costumes e tradições. Quando Portugal trouxe ao Brasil a festa junina ele também trouxe o ar de nobreza afinal quem dançava esse tipo de dança eram somente os nobres da corte portuguesa, Portugal trouxe uma moda de Paris, ou seja, a festa junina já veio modificada pela cultura portuguesa. No entanto, os pontos fortes foram mantidos até chegar ao Brasil, como por exemplo, o motivo que a festa junina é comemorada, enquanto outros como o nome foram modificados. Quando chegou ao Brasil, a festa se chamava joanina em homenagem a São João.

Na cultura original de Portugal a festa junina só acontece uma vez e não várias vezes em homenagem a outros santos como no Brasil que comemoramos a festa de Santo Antônio e São Pedro, realizando praticamente o mês inteiro de festas. As influências portuguesas não duram muito, porque com pouco tempo a dança tornou-se conhecida por todo povo brasileiro independente de sua classe social, bem diferente do que Portugal queria.

A festa junina em Portugal acontece em vários estados como no Brasil, mas são nas cidades de Braga e Porto que São João é festejado com maior intensidade. Pode-se comparar essa festa com que acontece no Brasil em especial na região nordeste, em os foliões passam dia e noite comemorando sem parar.

Como Brasil e Portugal são países muito ligados aos costumes não mudam muito e a essência da festa permanece como os casamentos as fogueiras e quadrilhas. Mesmo com influência de Portugal, o Brasil conseguiu adaptar a festa junina a sua cultura, bem diferente do aconteceu com Portugal em que o mesmo não a mudou muito, mesmo não sendo o criador.

As grandes tradições trazidas de Portugal que permanecem no Brasil são: quadrilha, vestimentas, enfeites de festa, ritmos de musicas, algumas comidas, comemoração aos santos da igreja católica e dia do mês de junho.

in http://www.dsconto.com/, 05.07.2012

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias