Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Concurso de quadrilhas em Dois Córregos homenageia Luiz Gonzaga

Quadrilha do Trocado

Musicas de festa junina: Escolha a trilha sonora para a quadrilha

Dizeres e Música para Quadrilha Junina

Quadrilha Cazumbá

Quadrilhas apresentam danças em piscina e com pernas de pau, em GO

Notícias 2011
Notícias 2010
 

Dizeres e Música para Quadrilha Junina

Quadrilha Junina: Músicas
Tão tradicional quanto a Festa Junina são as muitas músicas populares de Quadrilha Junina, que embalam ano após ano as Festas Juninas no Brasil do norte ao sul.

Confira quais são as músicas mais famosas: “Festa no Arraiá”; “Chora Viola”; “Olha Pro Céu Meu Amor”; “Sonho de Papel”; “Pula a Fogueira” e “Cai Cai Balão”.

No site da Letras Terra (http://letras.terra.com.br/) você confere as letras dessas e de muitas outras músicas populares de Quadrilha Junina, para que você possa ensaiar sua quadrilha e se divertir com seus amigos e família!

Quadrilha Junina: Dizeres
Também muito tradicional da Quadrilha Junina são os dizeres, a narração feita por um locutor para animar a quadrilha, enquanto há a apresentação das danças. Quem não conhece o “Olha a cobra! É Mentira!”?

Os dizeres mais famosos são: “Balancê” – os dançarinos balançam o corpo no ritmo da música, ainda nos seus lugares; “Tur” – os dançarinos devem dar uma volta; “Caminho da roça” – os dançarinos fazem só uma fila, a dama à frente de seu cavalheiro; “Olha a Cobra ou Olha a Chuva” – os dançarinos devem caminhar em sentido contrário; “É mentira!” – todos voltam a caminhar na direção que estavam.

Além desses, também há outros dizeres, como “A Grande Roda”, “Coroar”, “Duas Rodas”, e “Despedida”. No site “Sua Pesquisa” (http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm) você encontra mais informações sobre a Festa Junina, como outras músicas tradicionais, brincadeiras, comidas, e símbolos. Aproveite a rica cultura popular brasileira, e divirta-se!

in http://www.dsconto.com, 03.07.2012

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias