Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Notícias 2011
Notícias 2010
 

São Pedro, o porteiro do céu

Nascido em um vilarejo pagão na Galiléia, Simão - ou Simeão - levava uma vida pacata como pescador na cidade de Carfanaum. Até que, junto com seu irmão André, foi convocado por João Evangelista para fazer parte do grupo mais próximo de seguidores de Jesus Cristo. Simão era um dos apóstolos preferidos de Cristo, que admirava sua liderança firme. Por isso, lhe deu o nome de Pedro (Petrus), que significa pedra, rocha. Jesus teria dito: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja". Dizem que Pedro viveu muitos anos após a morte de Jesus Cristo, dedicando sua vida à pregação das palavras de seu mestre. Ele é considerado o fundador da Igreja Católica Romana.



Porteiro do céu
O povo vê São Pedro como o "porteiro do céu", o manda-chuva e o padroeiro dos pescadores. A presença dele na tradição oral portuguesa e brasileira é constante. Quando começa a trovejar, as crianças sempre ouvem dizer que "é a barriga de São Pedro que está roncando", ou que "São Pedro está mudando os móveis do céu de lugar". E, quando chove mesmo, "é São Pedro que está lavando o chão do céu".

Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa no dia 29 de junho, junto com os pescadores. Na Bahia e em comunidades pesqueiras do Ceará, São Pedro é celebrado em alto-mar, com uma procissão em meio às ondas. No cortejo em frágeis jangadas artesanais, os fiéis pedem proteção aos céus. A imagem do santo é colocada em um andor e vai navegando pelo litoral. Depois do cortejo, os pescadores participam de uma missa campal na beira da praia.

Nesse dia, todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome deve acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.
11.06.2010

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias