Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João


Gil e Caetano
Próximos eventos

  Cai Cai Balão ~ Ritmo "Jazz"

Gonzaguinha e Gonzagão conta a vida de dois gigantes da música brasileira

Discografia de Luiz Gonzaga ganha reedição completa em seu centenário

MÚSICA - Releitura da sanfona centenária do Rei do Baião

Notícias 2011
Notícias 2010
 

Maxixe

O maxixe é o primeiro tipo de dança urbana criada no Brasil. Como todas as criações deste nosso misturadíssimo povo, o maxixe se formou musical e coreograficamente pela fusão e adaptação de diversos elementos.

A polca européia forneceu o movimento, a habanera cubana deu o ritmo, a música popular afro-brasileira, como o lundu e o batuque, também apareceram e, finalmente, o jeitinho brasileiro de dançar e tocar completaram o trabalho. Estava criado o maxixe.

O maxixe nasceu primeiro como dança, entre 1870 e 1880. Dançava-se à moda maxixe as polcas da época. Só mais tarde nasceu a música maxixe - ou o ritmo maxixe. As primeiras partituras a apresentar o nome como gênero de música datam de 1902/1903.

Segundo Villa-Lobos, o maxixe assim foi batizado por causa de um indivíduo apelidado Maxixe que, num carnaval, dançou um lundu de uma maneira nova. E todos começaram a dançar como o tal Maxixe. Jota Efegê, em seu livro "Maxixe - a dança excomungada", não corrobora com esta versão, mas também não consegue explicar a origem do nome. Em suas exaustivas pesquisas, encontrou uma grande variedade de explicações.



O maxixe foi o primeiro passo dado para a nacionalização da nossa música popular. Entre os cultores do gênero - como música, e não como dança - destacam-se Irineu de Almeida, Sebastião Cyrino e Duque, Sinhô, Romeu Silva, Pixinguinha, Paulinho Sacramento, Freire Junior e Chiquinha Gonzaga - a grande maestrina brasileira, que compreendeu perfeitamente o ritmo desse gênero musical e, graças às várias facetas do seu talento, criou um maxixe para a peça "Forrobodó", uma burleta de costumes cariocas de Carlos Bittencourt e Luiz Peixoto que fez enorme sucesso.

http://www.youtube.com/watch?v=p3Uk2nenVuo
11.06.2010

 

Busca
Deixe seu e-mail para receber notícias